Nossos serviços

Há mais de 35 anos, com foco técnico e jurídico para cobrir amplamente as áreas de segurança e medicina das empresas

PCMSO

O Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) descrito pela NR-07 contempla a implantação, coordenação e acompanhamento do PCMSO envolvendo a realização dos exames médicos, exames audiométricos, exames complementares, elaboração de relatórios, pareceres e encaminhamento ao INSS, elaboração de gráficos de absenteísmo, controle de vencimento de exames, entre outros. Atendimento nacional por meio de uma ampla rede de credenciados.

PPRA

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) descrito pela NR-09 contempla a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos, entre outros) envolvidos nas atividades do colaborador registrando-os em meios apropriados. São avaliados os riscos de forma qualitativa e quantitativa, sendo neste último caso indicados os limites de tolerância previstos na legislação. São também indicadas as medidas necessárias para a eliminação ou neutralização dos riscos encontrados.

Perícias

Oferecemos assistentes técnicos e médicos experientes para atuar em perícias trabalhistas que estão habilitados a realizar a melhor assessoria durante todo o curso do processo, assessoria esta que envolve a elaboração de quesitos adequados à perícia e suporte na impugnação ao laudo apresentado pelo perito judicial, servindo assim como um grande e importante suporte ao departamento jurídico da sua empresa.

Gestão do FAP

Realizamos a gestão do seu FAP permitindo assim a redução do percentual pago sobre as obrigações previdenciárias que incidem na folha de pagamento (RAT – Risco Ambiental do Trabalho, antigo SAT – Seguro Acidente do Trabalho), podendo até gerar bonificação nos casos em que o FAP oscilar entre 0,5000 a 0,9999. Com a assessoria da Astra, sua empresa acompanha a gestão do FAP de maneira preventiva e corretiva, elaborando as contestações nos momentos em que os benefícios são concedidos e da divulgação do FAP anual.

CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é regulada pela NR-05, a qual contempla a organização e funcionamento da respectiva comissão. Auxiliamos na elaboração de todos os documentos exigidos, comunicação e registros junto aos órgãos competentes, realização de treinamentos, acompanhamento e assessoria em toda a gestão da CIPA, apoio na SIPAT,  Mapas de Risco, entre outras ações. Oferecemos ainda suporte em relação a eventual necessidade de substituição de membro integrante da CIPA.

Ordens de Serviço

De acordo com a NR-01, a empresa é obrigada, entre outras necessidades, a informar os riscos que o colaborador está exposto, os meios de sua propagação, os meios possíveis de preveni-los, os meios de controle e as medidas adotadas pela empresa. É dever do empregador elaborar ordens de serviço; determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho, incluindo a análise de suas causas; e implementar medidas de prevenção, de acordo com a seguinte ordem de prioridade:
I. eliminação dos fatores de risco;
II. diminuição e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva;
III. diminuição e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho; e
IV. adoção de medidas de proteção individual.

EPI

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são regulamentados pela NR-06, e a Astra oferece às empresas um estudo para a correta implantação do EPI à ser utilizado pelo colaborador para que possa neutralizar os riscos existentes, bem como o treinamento desse colaborador quanto ao uso do EPI. Assessoramos ainda na elaboração de registros de entrega de EPI, conforme exige a NR-06, sendo este um documento de suma importância em perícias trabalhistas.

PCMAT

O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT) regulado pela NR-18, é exigido em empresas da indústria da construção civil, desde a terraplanagem do local até o acabamento final da obra e busca identificar os riscos em que os colaboradores estão expostos em cada fase da obra, propondo melhorias a fim de regularizar e tornar o ambiente de trabalho em condições seguras. Nela também são regulados os treinamentos necessários.

Laudo de Insalubridade

Tratada pela NR-15 e seus anexos, a possível condição insalubre deve ser levantada por meio de laudo técnico com o objetivo avaliar de forma qualitativa e quantitativa os riscos considerados insalubres nas dependências da empresa através da análise de todos os anexos presentes na respectiva norma, informando ainda o adicional para cada agente nocivo encontrado e apontando soluções para eliminá-la ou neutralizá-la.

Laudo de Periculosidade

Tratada pela NR-16 e seus anexos, a possível condição perigosa deve ser levantada por meio de laudo técnico com o objetivo de verificar a existência de atividades que coloquem em risco a integridade física dos colaboradores através da análise de todos os anexos presentes na norma, informando o respectivo adicional e medidas corretivas necessárias. É também avaliado o conceito de exposição permanente, intermitente ou eventual ao risco encontrado bem como o trabalho em área de risco.

Laudo de Ergonomia

A ergonomia é tratada pela NR-17. A Astra realiza uma análise individual do colaborador e a relaciona com os postos de trabalho, com o intuito de verificar se os mobiliários existentes nos postos estão adaptados às tarefas ali executadas, com base no que a norma pede para cada situação específica. Informando assim medidas corretivas.

Laudo de Instalações Elétricas

A NR-10 exige que as instalações elétricas sejam eficientes e ofereçam a devida proteção ao usuário. A Astra elabora  laudo técnico das instalações elétricas com a finalidade de verificar se as instalações elétricas estão em conformidade com a respectiva norma em todos os aspectos e se oferecem riscos, evitando problemas de curto-circuito por exemplo que podem ocasionar danos materiais e físicos aos colaboradores. É também verificada, entre outras, as condições do sistema de proteção a descargas atmosféricas (para-raios).

PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é emitido através de nosso sistema de gestão ocupacional integrado e dentro dos padrões estabelecidos pela Previdência Social, contemplando os riscos ocupacionais, os exames realizados e os EPI’s fornecidos. Esse documento é atualizado automaticamente à medida que as informações do colaborador são atualizadas.

Ambulatório Médico

Implantação, coordenação e manutenção de ambulatório médico nas dependências de sua empresa, de modo que você tenha uma unidade fixa de atendimento dotada de profissionais capacitados, porém terceirizada à disposição dos colaboradores na fábrica, evitando tempo de deslocamento, entre outros.

PAE – Plano de Ação de Emergência

O Plano de Ação de Emergência – PAE, como o nome diz, é um plano elaborado para ser executado caso ocorra uma emergência.

As medidas a serem tomadas devem estar especificadas em um documento e serem de conhecimento do maior número possível de pessoas. Para cada tipo de emergência existem passos diferentes a serem tomados para tentar controlar a situação, o PAE deve especificar as situações de emergência possíveis de acontecer e o passo a passo para o controle das mesmas.

A NBR 15219 (Plano de emergência contra incêndio) dispõem sobre a elaboração, implementação, manutenção e revisão do plano de Ação de Emergência e determina que esta norma seja aplicável a toda e qualquer planta, com exceção das edificações residenciais unifamiliares.

Em uma empresa, é necessário analisar quais os tipos de produtos químicos são utilizados, quais os locais são mais propícios de ocorrerem incêndios e outras atividades que podem causar danos pessoais, materiais e ambientais. Devem incluir no PAE as atividades envolvendo uso de Gás Liquefeito de Petróleo, Caldeiras e Vasos de Pressão, Fornos, Produtos químicos em geral entre outros.

Também devem constar no PAE as medidas a serem tomadas em caso de incêndios, desastres naturais e primeiros socorros.

Higiene Ocupacional

Realizamos avaliações quantitativas de agentes físicos como: Ruído/Dosimetria, Calor, Vibrações Corpo Inteiro – VCI e Mãos e Braços – VMB, além de Agentes Químicos como Poeiras, Sílica Cristalina, Fumos Metálicos, Névoas, etc.

Auditoria Interna - ISO 14.001

A ABNT NBR ISO 14000 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.
A implementação dessa norma deve ser buscada por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar um Sistema de Gestão Ambiental, estar seguras sobre políticas ambientais praticadas ou demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis a clientes e a organizações externas.
A Astra realiza auditorias prévias para garantir a certificação da sua empresa.
Para mais serviços, entre em contato

Amplitude de serviços

Nosso objetivo, quando prestamos assessoria às empresas dos mais diversos segmentos, é preservá-las de possíveis demandas trabalhistas que prejudiquem a saúde financeira da empresa e de possíveis condições laborais que prejudiquem a saúde dos seus colaboradores. É importante as empresas entenderem que nossos serviços não são um custo, mas sim um investimento e uma parceria estratégica que à longo prazo permite aos nossos clientes uma vantagem competitiva perante seus concorrentes e que torna mais seguro o ambiente de trabalho, melhorando a integração dos colaboradores com a empresa.
Atuando nas áreas de Engenharia, Segurança e Medicina Ocupacional, entre outras, oferecemos a solução completa para sua empresa!

SAIBA MAIS

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços de consultoria e treinamento em segurança do trabalho, medicina ocupacional, entre outros.

São Paulo
+55 (11) 3174-4410

comercial@astraassessoria.com.br

Franquias:

franquias@astraassessoria.com.br
www.astrafranquias.com
Alameda Campinas 728, 5º andar – Jardim Paulista
São Paulo – SP