Treinamento de CIPA

Informações Gerais

Carga Horária:

20 Horas

Pré-requisitos:

Ensino Fundamental Completo

LOCAL:

Nas dependências da Astra
Opção in loco (nas instalações da empresa)

Obs: Caso não há possibilidade de ambos os locais sugeridos acima, será proposto um novo, mediante agendamento prévio.

Objetivo

Atender aos requisitos legais da Lei n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1977, capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo à Segurança e Medicina do Trabalho, consequentemente a Norma Regulamentadora n.º 5 que tem por objetivo a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA,

visando à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção de saúde do trabalhador.

Público Alvo

Pessoas encaminhadas por empresas a fim de atender ao Quadro I da NR, para composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; demais interessados ou profissionais da área de segurança do trabalho.

Conteúdo Programático

  • Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
  • Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
  • Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
  • Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS e medidas de prevenção;
  • Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativa à segurança e saúde no trabalho;
  • Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
  • Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão.

Certificação

Será emitido um certificado para cada participante do curso, contendo seu nome, as horas/aula cumpridas pelo aluno e, no verso, o conteúdo programático.
Será emitido um certificado para a empresa contratante, contendo na frente os dados da empresa contratante e da contratada, o curso ministrado e sua duração (horas/aula). No verso constará o conteúdo programático do curso e os nomes dos participantes.

Também será fornecido um termo de encerramento do curso que, juntamente com as listas de presença, compõem evidências da realização do treinamento.
A empresa contratante deverá encaminhar, com 5 (cinco) dias de antecedência, a relação nominal contendo o RG dos participantes do treinamento para que os certificados sejam entregues em até 10 (dez) dias úteis após a realização do curso.
Caso o aluno não assista ao curso todo será emitido certificado apenas do módulo em que ele esteve presente durante período integral.